As máscaras faciais arrebataram recentemente o coração das pessoas que gostam de cuidar da pele. Usá-las exige tempo, já que precisam ficar no rosto por cerca de 20 ou 30 minutos, mas deixam a pele com aspecto melhorado, além de dar uma sensação de hidratação ou frescor.
Mas a variedade ampla do mercado gera dúvidas. Com tantos produtos diferentes, fica difícil saber qual deles terá os resultados esperados ou mesmo como as máscaras devem ser incluídas nas rotinas de beleza.
Como usar máscara facial
Ao contrário dos esfoliantes ou peelings, as máscaras podem ser usadas de duas vezes por semana até todos os dias, dependendo do que a pessoa está buscando. “Devem ser aplicadas com cuidado, se atentando às substâncias ideais para a pele, assim não acontecerá uma agressão”, explica Michelli C.S.Gontijo, especialista em estética e cosmetologia.
Dentro da rotina diária de beleza, é importante haver uma sequência que é seguida de forma correta, assim os efeitos da máscara podem ser ainda melhores.
Antes de usá-la, a pele precisa estar limpa, preparada. Então, basta aplicá-la e deixar agir o tempo que for necessário. Caso não seja antes de dormir, Isabel indica o uso de protetor solar. Se já estiver indo para a cama, a especialista aconselha usar o produto que está habituada, seja ele um hidratante ou sérum.
Não há uma idade específica para o uso das máscaras, mas é importante consultar um especialista que consiga entender o que a pele realmente precisa. “Cada pessoa tem um objetivo que não depende só da faixa etária ou tipo de pele. Basta saber fazer uma boa escolha”, diz ela.
Tipos de máscara facial e benefícios
Anti-idade: Para as pessoas que querem uma ação que previna as rugas ou melhore os sinais da idade, é ideal investir em produtos que têm efeito “lifting”, que dão firmeza e tônus. Escolha as máscaras que estimulam o colágeno, como aquelas que possuem argan ou toques de pérola e ouro.
Clareamento: As manchinhas e marcas muitas vezes incomodam e para ajudar a pele a se livrar disso, as máscaras com antioxidantes e ricas em vitaminas A, C ou E serão as melhores opções. Atenção se você tiver a pele escura, já que alguns produtos podem acabar agredindo.
Oleosidade: Pensando em diminuir o aspecto oleoso da pele, as máscaras indicadas nestes casos são aquelas com ativos vegetais. A argila, por exemplo, é uma das principais aliadas para quem possui pele oleosa, já que pode remover sujeirinhas que se acumulam e transformam-se em cravos e espinhas. Quando combinadas com carvão também têm ação anti-inflamatória, que pode auxiliar na diminuição de poros.
Hidratação: Se a pele está seca e precisa de uma boa dose de hidratação para melhorar, aposte em minerais, aminoácidos ou mesmo os produtos que tiverem ácido hialurônico como ativo. A água de coco verde, por exemplo, é um ótimo ativo hidratante. Esse tipo de máscara também é interessante para que a pele se recupere da poluição do dia a dia.
Receitas caseiras de máscaras faciais
Muitas pessoas gostam das técnicas caseiras e preferem investir em cosméticos feitos em casa ou que contenham ingredientes naturais. Isabel explica que o método é interessante, mas as máscaras precisam ser feitas e aplicadas no mesmo dia, assim o efeito é mais potente. Além disso, nem sempre os ingredientes podem atingir exatamente os resultados esperados.
Para clareamento, a especialista indica passar papaia e iogurte no rosto. Já para hidratar, o abacate amassado é o ideal. Para quem tem pele oleosa, as máscaras de argila podem ser combinadas com carvão vegetal, água termal, chá de camomila ou chá verde.
A cosmetóloga também lembra que os ingredientes cítricos devem ser evitados!
Confira também três sugestões de produtos econômicos:
Comentários
Postar um comentário