Informações sobre dietas e emagrecimento muitas vezes são divergentes. Um recente estudo feito pela Escola de Saúde Pública da Loma Linda University, na Califórnia, Estados Unidos, elegeu quais fatores influenciam efetivamente na perda de peso. Um deles é exatamente o contrário do que muitas dietas e procolos indicam.
Horário e frequência das refeições é determinante
Após a análise dos hábitos de 50 mil pessoas, os pesquisadores conseguiram determinar quais são fatores diretamente relacionados à diminuição no índice de massa corporal (IMC). Segundo a pesquisa, são eles:
- Comer apenas uma ou duas refeições por dia;
- Manter o jejum da noite por até 18 horas;
- Tomar café da manhã todos os dias;
- Fazer do café da manhã a maior refeição do dia.
Além disso, os pesquisadores descobriram que dois fatores estavam sempre associados a um IMC mais alto: comer mais de três refeições por dia, o que inclui o hábito de fazer pequenos lanches ou se alimentar de três em três horas, e fazer da ceia a maior refeição do dia.
O estudo mostrou que o tempo e a frequência das refeições desempenham um papel determinante na previsão de perda ou ganho de peso. Como uma estratégia prática de gerenciamento de peso, a pesquisadora Hana Kahleova recomenda fazer o café da manhã e almoço, pular a ceia e evitar lanches e outros beliscos, fazendo da primeira refeição do dia a maior e mais importante e mantendo jejum durante à noite de 18 horas.
Comentários
Postar um comentário