Inclinar o corpo para frente para mexer no celular ou tablet pode trazer consequências sérias para a coluna, especialmente em crianças e adolescentes. O problema já tem até um nome: "text neck", em português "pescoço de mensagem".
Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, o ortopedista australiano James Carter disse que algumas horas de uso dos aparelhos são suficientes para causar lesões gravíssimas e que a coluna pode mudar em até 4 centímetros com a inclinação repetida da cabeça e que isso pode afetar a respiração, frequência cardíaca e pressão arterial. Através de imagens de raio-x, o médico mostrou esses efeitos na espinha dorsal e disse que os casos vêm aumentando de forma alarmante, sendo 50% deles em adolescentes em idade escolar.
Imagens mostram curvatura normal do pescoço e evolução das lesões
Entenda o problema
Ele explicou que a cabeça humana pesa entre 4,5 kg e 5,5 kg, mas, ao inclinar o pescoço para frente, esse peso fica mais difícil de ser suportado, o que acaba levando ao encurvamento da espinha dorsal, podendo gerar também dores musculares. Além disso, observou em seus pacientes que o uso exagerado de aparelhos eletrônicos também vem causando ansiedade e até mesmo depressão.
Comentários
Postar um comentário